Administração – Ciência ou Arte?
Publicado em 27 de maio de 2013 Comentários

A pergunta é lançada e levada à discussão. As respostas costumam ser variadas. É comum entre estudantes iniciantes do curso de Administração, e até mesmo entre alguns profissionais, o suposto questionamento.

 Quando nos referimos à ciência, sabemos que esta, tem por características a objetividade, a observação dos fatos, o desenvolvimento de teorias etc.

 A Administração nos mostra ser ciência quando se utiliza de métodos, procedimentos e conhecimentos técnicos específicos adquiridos durante a carreira acadêmica para utilização em âmbito organizacional.

 Se disséssemos então que Administração é somente ciência, o que explicaria o reconhecimento de grandes empreendedores e executivos que nunca frequentaram salas de aula?

 É isso que nos permite dizer que a Administração não acontece somente através da técnica, dos conhecimentos adquiridos. Vai muito mais além, é preciso desenvolver suas habilidades e aptidões, como por exemplo, ter espírito de liderança, de negociação, boa comunicação, ser proativo, inovador etc. Tudo isso são características particulares a cada individuo.

Você, futuro profissional da área administrativa, não se iluda acreditando que existirá uma receita pronta te esperando para resolver todos os problemas dentro de uma organização simplesmente com o que aprendeu através de livros. Apesar das organizações serem formais e necessitarem de suas funções técnicas e burocráticas, nem sempre apenas o uso de técnicas será útil, justamente pelo fato de as empresas serem formadas por pessoas. Além de cientistas, somos artistas. A arte se faz presente em nosso dia a dia!

Fonte: www.estudantesdeadm.com 

Até mais…

Você quer participar do Blog da Administração? Envie a sua sugestão, participação, dicas para: comunicacao@fagv.com.br

...
...
...
...
...
Comente também.